Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Escritores Bíblicos e Outras Fontes

Algum escritor da Bíblia copiou textos de fontes fora das Escrituras Sagradas para fundamentar os seus próprios escritos, à semelhança do que fez Ellen White?

            Sim, à semelhança de Ellen White, muitos escritores bíblicos copiaram textos de fontes fora da Bíblia Sagrada para fundamentar as suas próprias obras. Em seus escritos, esses escritores sacros admitiram abertamente ter anexado em seus textos inspirados informações de fontes extrabíblicas. Hoje, essas fontes estão perdidas. Por exemplo: O livro de Josué e o livro de Samuel registram acontecimentos que estavam “escrito no livro do Reto” (Josué 10:13; II Samuel 1:18).
            Os autores dos livros de Crônicas e de Reis deixam bem claro que eles empregaram fontes históricas extrabíblicas para complementarem suas próprias obras. Eles mencionam as seguintes fontes: “livro dos sucessos de Salomão” (I Reis 11:41). Também fazem referência aos livros: “Falas de Natã”, “Profecia de Aías”, “Visões de Ido”, “Livro de Semaías” e “Livros dos Videntes” (II Crônicas 9:29; 12:15; 33:19). Neemias também transcreveu para o seu próprio livro os dados contidos numa obra intitulada “Livro da Genealogia” (Neemias 7:5).
            Apesar de vários escritores bíblicos terem copiado para as suas próprias obras informações e textos de fontes extrabíblicas, isto não os descaracteriza como um profeta divinamente inspirado. Então, por uma questão de coerência, o mesmo fato não possui o condão de descaracterizar Ellen White como uma profetiza divinamente inspirada.
            Também se pode observar que algumas partes do Novo Testamento foram copiadas de fontes extrabíblicas. Por exemplo: A passagem bíblica de Judas 4-5 é um empréstimo literário copiado do livro Apócrifo de I Enoque 1:6.
            Na introdução do Evangelho de Lucas, o autor descreveu como realizou pesquisas extrabíblicas para elaborar o evangelho que leva o seu nome: “Tendo pois muitos empreendidos pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram. Segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros da palavra. Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio. Para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado” (Lucas 1:1-4).
            O apóstolo Paulo também fez empréstimos literários de algumas fontes extrabíblica de autores pagãos, reproduzindo-as em suas cartas. Mas, à semelhança de Ellen White, ele também aplicava os textos copiados às verdades que Deus lhe havia revelado. Vejamos alguns trechos que foram copiados:
            1. No século III antes de Cristo, o poeta grego Menandro escreveu: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes”. Esse verso foi reproduzido pelo apóstolo Paulo em I Coríntios 15:33.
            2. Na primeira parte de Atos 17:28, Paulo citou parte de uma poesia escrita por Epimênides, de Creta, no século VI antes de Cristo: “Pois nEle vivemos, e nos movemos, e existimos”.
            3. A segunda parte de Atos 17:28, é uma citação feita por Paulo do poeta ciliciano Aratus (315-240 c.C.): “Como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração”.
            4. Também em Tito 1:12, Paulo confessadamente transcreveu texto extrabíblico de fonte pagã: “Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos”.
            Todos esses escritores sacros copiaram de fontes extrabíblicas porque elas estavam em perfeita harmonia com as verdades que lhes fora revelada pelo Senhor. É digno de nota observar que tais fontes selecionadas pelos escritores bíblicos se tornaram partes integrantes da mensagem divinamente inspirada.