Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Falsos Profetas

Os que se passam por “profetas”, dizem falar em nome de Deus: Que Deus mandou te dizer isso, mandou dizer aquilo etc. Deus não precisa de intérprete! Algumas coisas se concretizam tal qual profetizaram, outras nunca acontecem. O que realmente ocorre?

            Cristo profetizou que nos últimos tempos “surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos” (Mateus 24:11). O Senhor nos advertiu contra os falsos profetas com as seguintes palavras: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores”. (Mateus 7:15).
            Os falsos profetas que surgiram nestes últimos dias não se limitam apenas em pregar ou ensinar suas falas doutrinas. Eles procuram convencer os seus ouvintes enganando-os com a realização de grandes milagres. Eis o que Jesus Cristo disse a respeito deles: “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos”. (Mateus 24:24). Portanto, a realização de milagres não são provas de que o profeta é verdadeiro ou que os milagres que realizam vêm de Deus.
            As Escrituras Sagradas revelam claramente que os milagres manifestados pelos falsos profetas são produzidos por Satanás: “Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios”. (Apocalipse 16:14). “E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz”. (II Coríntios 11:14). Logo, visando os desconhecedores da Palavra de Deus, até mesmo o diabo realiza milagres, que nada mais são do que fenômenos sobrenaturais, isto é, fenômenos que não têm explicações pelas leis da natureza.
            Os falsos profetas falam em nome de Deus porque estão sendo enganados por Satanás. Eles pensam que a obra que realizam é de Deus, quando na realidade é obra dos demônios. Veja o que a Bíblia Sagrada tem a dizer sobre as características dos falsos profetas:
            1. “E disse-me o Senhor: Os profetas profetizam falsamente em meu nome; nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei: visão falsa, e adivinhação, e vaidade, e o engano do seu coração é o que eles vos profetizam”. (Jeremias 14:14).
            2. “Não mandei os profetas, e todavia eles foram correndo: não lhes falei a eles, e todavia eles profetizaram”. (Jeremias 23:21).
            3. “Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, profetizando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei”. (Jeremias 23:25).
            4. “Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades: pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito nenhum a este povo, diz o Senhor”. (Jeremias 23:32).
            5. “Assim diz o Senhor Jeová: Ai dos profetas loucos que seguem o seu próprio espírito e cousas que não viram!”. (Ezequiel 13:3).
            6. “Vêem vaidade e adivinhação mentirosa os que dizem: o Senhor disse; quando o Senhor os não enviou; e fazem que se esperem o cumprimento da palavra”. (Ezequiel 13:6).
            7. “Portanto assim diz o Senhor Jeová: Como falais vaidade, e vedes a mentira, portanto eis que eu sou contra vós, diz o Senhor Jeová”. (Ezequiel 13:8).
            8. “Porque eles vos profetizam falsamente em meu nome: não os enviei, diz o Senhor”. (Jeremias 29:9).
            9. “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; ensinam-vos vaidades: falam da visão do seu coração, não da boca do Senhor”. (Jeremias 23:16).
            Algumas das profecias previstas pelos falsos profetas podem até mesmo vir a se concretizar. Isto ocorre porque os falsos profetas estão vaticinando sob o poder dos espíritos de demônios. Mas, como criaturas que são, os demônios não são oniscientes. Eles não possuem qualquer poder para prever o futuro.
            Então como explicar o fato de que algumas profecias anunciadas pelos falsos profetas se cumprem? A resposta é muito simples, os demônios, conhecendo a marcha dos acontecimentos da história humana, podem projetar o que provavelmente vai ocorrer num futuro próximo. Do mesmo modo como você poderia projetar o que vai acontecer amanhã em sua residência. Além disso, Satanás pode causar ou fazer acontecer os fatos que ele mesmo anunciou como sendo profecia. Por exemplo, Satanás poderia anunciar que determinada pessoa vai sofrer um acidente, então ele mesmo provocaria o acidente para simular o cumprimento de suas supostas profecias.