Por que às vezes eu peço um dom para Deus e não consigo obter? Eu não o mereço?
É claro que você merece receber algum dom do Espírito Santo, como qualquer outro cristão envolvido na obra de edificação da Igreja do Senhor. Mas a pergunta que deve ser feita para si mesma é a seguinte: “Para que propósito desejo receber o dom do Espírito Santo?” ”Estou preenchendo os requisitos necessários para receber o dom do Espírito Santo?”
Os dons do Espírito Santo são concedidos em benefício do crescimento espiritual da Igreja, e mesmo assim, de acordo com as suas necessidades: “Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja”. (I Coríntios 14:12).
Os dons do Espírito Santo não são concedidos, simplesmente, pela vontade ou desejo individual das pessoas. As Escrituras Sagradas ensinam claramente que a concessão dos dons espirituais está no querer do Espírito Santo, e não no querer dos homens. “Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer”. (I Coríntios 12:11).
Além disso, o dom é concedido para aquilo que for útil na edificação da Igreja. Caso o dom não seja útil ou necessário na obra de Deus, ele não será concedido: “Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil”. (I Coríntios 12:7).
O crente em Cristo somente receberá algum dom do Espírito Santo quando estiver cumprindo alguns dos requisitos bíblicos fundamentais à vida plena do cristão. Esses requisitos são sete: primeiro, aceitar a Jesus Cristo como Salvador pessoal e Senhor de sua vida; segundo, comprometer-se com o santo batismo; terceiro, unir-se à Igreja; quarto, frequentar assiduamente os cultos divinos; quinto, conhecer a Palavra de Deus; sexto, viver na luz da Palavra de Deus; sétimo, abraçar alguma espécie de trabalho na Seara do Senhor.
Caso você esteja cumprindo todos esses requisitos, então com certeza absoluta você possui pelo menos um dos dons do Espírito Santo.